quinta-feira, 17 de março de 2011

Quem é de Deus?

Vc já se fez essa pergunta?
Geralmente, julgamos que os que são de Deus são aquelas pessoas que frequentam os cultos assiduamente, pessoas que não perdem nenhum tipo de "campanha", pessoas que trabalham na igreja, enfim, acharemos vários motivos aos olhos humanos que nos faça identificar uma pessoa em ser de Deus ou não. Geralmente, alguns cristãos quando veêm que outros cristãos não frequentam tanto o culto, ou não fazem parte de ministérios, ou que por algum motivo se ausentou por um tempo, dizem que estão no mundo!
O que é estar no mundo?
O que é ser de Deus ou não ser de Deus?
Começaremos a analisar algumas atitudes de pessoas que eram para ser exemplos pelo fato da quantidade de vezes que frequentam igrejas e pela alto teor de religiosidade que demonstram ter pelas suas atitudes externas, não internas.
Falarei aqui sobre o seguinte fator:
1 - Ser de Deus ou não ser de Deus não está relacionado a pessoas que erram ou deixam de errar, está relacionado ao que cada um faz com seu erro.
Pra entendermos melhor esse fator, tirarei daqui a questão igreja (templo). Porque na verdade o templo não é igreja, é apenas um templo, onde vamos para aprender de Deus, ai o que cada um faz com o que se aprende lá, é uma questão bem pessoal. A igreja sou eu e você! E ela não está presa a um espaço geográfico e nem físico!
Agora te faço uma pregunta:
Ser de Deus é somente as atitudes externas (aparências) ou é o que fazemos com o que temos aprendido, ou, o que estamos fazendo para a cada dia melhorarmos principalmente para nós mesmos, tirando dos nossos erros diários lições de vida continuamente.
Porque é assim que um homem ou mulher de Deus é construído! A construção nunca para! Alguns querem ser construídos, outros já acreditam que sua alta suficiência é o suficiente, e ficam perdidos em seus mundos de hipocrisia crendo que somente pelo fato de frequentarem todos os cultos e fazerem todas as campanhas que existem dentro dos templos o levará a Deus ou o faz ser de Deus.
Cristo está no caráter do ser humano, dentro! E não digo isso como se a pessoa que julga ser de Deus é perfeita, ou não erra! Muito pelo contrário. Vários personagens bíblicos tiveram atitudes podres, erraram feio, assim como eu e você já pode ter feito algum dia!
O que importa não é o que você fez de errado, isso cada um teve o seu e tem o seu e terá o seu. Porque não somos perfeitos, estamos a caminho da construção. E construção INTERNAAAAA!
O importante é o que você tem feito para que seus erros se tornem tijolos de contrução em sua vida!
Construção, assunto interessante, mas, não falarei disso nesse texto para não fugirmos do nosso alvo.
O alvo de hoje é como identificar uma pessoa se ela é de Deus ou não é de Deus!
Será que:
1 - É pela quantidade de vezes que ela frequenta um culto???
Resposta: com certeza absoluta: NÃOOOO!!!
2 - É pela quantidade de vezes que ela faz campanhas e campanhas???
Resposta: Também não!
3 - É pela quantidade de cursos e mais cursos que fez na área Teológica ou participações em seminários???
Resposta: Também não!
4 - É pela sua visível prosperidade financeira???
Resposta: muito menos!
5 - É por todas as vezes que se tem o apelo do dízimo, ela é a primeira a levantar do banco da igreja pra levar até o altar?
Resposta: Também não!
6 - É pela quantidade de ministérios que ela exerce na igreja???
Resposta: Muito menos, porque desses, quanto mais sabem, mais ainda serão cobrados! E na vinda de Cristo, muitos que dizem: Senhor, mais em teu nome eu preguei, expulsei demônios. O Senhor olhará para esses e dirá: Apartai-vos de mim malditos porque não os conheço!
Quem você acha hoje que são os que oram, pregam, expulsam demônios? Com certeza, frequentadores de templos que exercem ministérios!
Ressaltando bem claro aqui que sou totalmente a favor de frequentarmos os cultos nos templos para aprendermos de Cristo e para comungarmos com os irmãos, porque é bíblico. Mas, estou ressaltando aqui nosso julgamento em termos a ousadia em dizer que uma pessoa é de Deus ou não somente por isso!
Se o próprio Senhor Jesus disse que não conhecia alguns desses, Ele quis dizer que ele não os conhecia, porque suas atitudes externas não condizia com o que havia dentro deles, ou seja os seus corações estavam longe de Cristo! Mesmo tendo atitudes aparentemente que muitos a olhos humanos podiam julgar que eles fossem de Deus! Como eles mesmo achavam que somente fazer por fora, já os fazia ser filhos!

Aprenderemos então a reconhecer a partir de hoje uma pessoa que é de Cristo ou não!
Começaremos por um homem como eu e você, o qual o próprio Deus disse:
Eis aqui um homem segundo o meu coração!
Nosso exemplo maior seria o Senhor Jesus! Mas, como alguns pode dizer: Ah! Mas Jesus é Jesus, ele é perfeito!
Falaremos então de Davi, um homem segundo o coração de Deus!
Um homem o qual mesmo tendo errado, como eu e você, talvez todos os dias, era um homem segundo o coração de Deus!
Agora você pode se perguntar:
Como pode um homem como Davi, tendo feito o que fez, ser chamado de um homem segundo o coração de Deus!
1 - Primeiro: Deus não olha o externo, ele olha o que tem dentro! Ou seja, nossa essência!
2 - O alvo de Cristo não é os nossos erros, mas sim, o que fazemos com eles todos os dias!
3 - O alvo de Cristo é nossa construção todos os dias, e é exatamente o nosso viver diário que ele usa pra nos moldar continuamente!
Agora eu pergunto pra você, o que você tem feito com os acontecimentos de sua vida?
Você tem deixado Cristo usar dos seus erros para trazer ainda bem para você mesmo?
Mas, de que bem você está falando Cris?
Estou falando do bem que você pode fazer a si mesmo, quando usa os seus erros para o seu próprio crescimento! Na vida estaremos continuamente sendo trabalhados, e o mais importante não é o que adquirimos por fora, como essas coisas que citei acima, isso é só isso! O mais importante é o que está sendo construído por dentro, quem desejamos ser, mesmo que não sendo ou lutando para conseguir ser, isso é o mais importante!
A minha construção! A sua construção! A nossa construção!
E talvez você faça mais uma pergunta?
Mas, como posso ser construído?
1 - Você será um homem segundo o coração de Deus se:
1 - Você perdoa realmente quem te feriu??? Ou você é o tipo de pessoa que, fez errado com você aquela pessoa já não presta mais, ou você quer bem longe? Você resume a pessoa em apenas uma atitude errada dela! Imagine se Cristo fizesse isso comigo e com você? rsrs... Imagine se toda essa raiva que você sente por essa pessoa o Senhor Jesus sentisse por nós quando agimos errado com ele, Jesus, nem quero imaginar o que seria, já teríamos sido consumidos, mas, o SENHOR nor perdoa e tem misericórdia de nós, com certeza! Seu AMOR É REAL!
2 - Quando ouve bastante sobre Cristo, você fica cheio da presença de Deus a ponto disso te aproximar do próximo ou te afastar fazendo com que você pense que é melhor que os outros por saber mais ou se achar mais "santo"!
3 - Pra você que trabalha em algum ministério de igreja, qual é a sua real motivação? É realmente ser servo, que inclui amar, visitar, cuidar, plantar, ou é apenas para dizer: Eu faço... eu realizo... eu tenho tal cargo! rs...Grande coisa, sem amor, isso não tem validade nenhuma, amor inclui tudo isso que te falei!
Eu poderia listar aqui várias características que podemos identificar uma pessoa de Deus, mas vou resumir algumas:
Ser de Deus não é você não errar, é você ter o coração ensinável, é querer sempre ser construído, é fazer com que seus erros se torne tijolos de contrução para um coração melhor, um caráter aprimorado, é você voltar atrás e reconhecer que errou, é você perdoar não somente de palavras, é você querer o bem mesmo a quem quer sua morte, é você ainda querer amar mesmo quando achar que já não vale mais a pena!
É deixar e querer ser construído pelo seu próprio bem, isso sim, te faz ser um homem de Deus!
Um homem de Deus reconhece que errou!
Um homem de Deus reconhece que não é auto suficiente!
Um homem de Deus perdoa!
Um homem de Deus quer o bem!
Um homem de Deus se alegra com a alegria do próximo!
Um homem de Deus precisa de Deus e reconhece que os outros também são falhos!
Um homem de Deus sabe que é de Deus, pois ele mesmo se deixa e quer ser construído sempre por dentro, ele sabe e busca isso!
Você pode frequentar todos os cultos que quiser, fazer todos os cursos possíveis, fazer a pregação mais linda do mundo, ter uma oração eloquente, mas, se você não ter essas características, é hora de repensar os valores que você tem buscado pra você!
Existem pessoas que frequentam todos os cultos e ainda tomam santa ceia, mas, quando não consegue perdoar o próximo! Pessoas que não veêm a hora da queda do próximo para dar risada e dizer: não falei que ele ia fazer isso! Pessoas que não se alegram com a felicidade dos outros! Pessoas que sempre acham que elas são certas e sabem o suficiente! Pessoas que tem "ministérios" mas, não tiram uma hora pra ir atrás daquele que ele não vê a tempos, nem para fazer uma ligação, é mais ou menos o ministério do tipo: cada um por si e eu aqui na minha posição. Esses então, que o senhor tenha misericórdia, porque não entendem que a unica razão de se exercer ou não qualquer tipo de ministério é o amor. Eles ainda não sabem disso, acham que ministério é uma posição! Não são pescadores ou pastores de homens, são, se os peixes quiserem eles que pulem no meu barco! Eu to indo (pra onde é que eu não sei, se o único ojetivo é amar) mas, ele acha que tá indo e o resto que se dane!
Diga essa frase pra você mesmo:
Ser de Deus ou não se resume em amor, perdão e construção continua!
Se você conhece alguém que tem essas características, esse sim é um homem segundo o coração de Deus! E não o os que ostentam ou buscam apenas ostentar uma aparência de cristão! É fácil ostentarmos uma construção externa, mas, o que vale para o Senhor é o que somos por dentro!
Se lembre da passagem citada acima?
Com certeza é dentro a diferença, e se você tem seguido esse caminho, é nele que Cristo te quer o resto é só externo!
Por isso, não julgue nunca mais se uma pessoa é de Deus ou não pelas atitudes externas, mas, sim pela quantidade de vezes que ela se arreprende e busca ser construído!
Agora, te deixo uma pergunta:
Uma pessoa é de Deus simplesmente porque ela vai na igreja?
Cuidado com seu julgamento! Deus não enxerga com olhos humanos, ele vê a essência!
E muitos dos que dizem: Senhor, senhor, mas em teu nome eu fiz isso, aquilo e etc e tal, não entrarão reino de Deus! Porque são conhecideos pelos homens e não pelo Senhor!

Cris Brandão.